Alguma dúvida?

11 3903-0277

Segunda a sexta, 9 às 17h

Compartilhe4

Pico Paraná 1.877m - 3 dias

Serra do Ibitiraquire

Campina Grande do Sul - PR

Apresentação Dia a Dia O que inclui? Valores RESERVAS O que levar? Condições Fotos

Ponto culminante da Região Sul do Brasil, o Pico Paraná, com 1.877m de altitude, figura como um grande desafio para os montanhistas de todo país. Sua primeira conquista foi em 1941, em uma expedição liderada pelo pesquisador alemão Reinhard Maack, com o apoio dos montanhistas Rudolfo Stam e Alfredo Mysing.

Está localizado na Serra de Ibitiraquire, que em tupi-guarani significa "Serra Verde". A região riquíssima em biodiversidade, que abriga diversos animais ameaçados de extinção, entre eles a onça pintada, o puma e o gavião pega-macaco, tornou-se o Parque Estadual do Pico Paraná no ano de 2002.

A região ainda abriga outras montanhas que figuram entre as mais altas do do estado do Paraná, entre elas o Pico do Ibitirati (1.876m) e o Pico Caratuva (1.856m).

"Um final de semana de superação em um trekking que revela a cada passo as inúmeras belezas de uma das áreas mais preservadas de mata atlântica do Brasil."

Próximas saídas

a08 a 10/11/2013 Fim de semana

ñ


Roteiro resumido

1° dia - Viagem com saída de São Paulo às 19h30. Para quem sai de outras cidades, temos opção de receptivo a partir de Curitiba ou da Fazenda Pico Paraná. Pernoite em pousada. Alimentação: Nenhuma l Caminhada: Nenhuma.

2° dia - Subida ao cume do Pico Paraná (1.877m). Pernoite em barracas. Alimentação: Café da manhã, lanche trilha e jantar l Caminhada: 8 km ~ 6 horas.

3° dia - Descida e viagem de volta com chegada em São Paulo prevista para às 22h00. Alimentação: Café da manhã, lanche trilha e almoço l Caminhada: 8 km ~ 6 horas.

Para ver o roteiro detalhado clique na aba "Dia a dia".

     

Características

Trekking com caminhada íngreme, por terrenos acidentados e alguns trechos expostos a altura. Possui trechos de escalaminhada (subida em pedras que necessitam o apoio das mãos) e transposição de via ferrata (escada metálica feita com grampos de aço fixados na rocha).

 

Atividades

Trilha em mata atlântica, montanhismo, escalaminhada, ascensão por via ferrata, observação de fauna e flora.

     

Localização

Ver mapaþ

Está localizado na porção central da Serra do Ibitiraquire, entre os municípios de Antonina, Campina Grande do Sul e Morretes.

 

Distância e tempo médio de viagem

São Paulo: 362 km  l  4,5h

Curitiba: 54 km  l  1h

     

Clima

Clima Subtropical Úmido Mesotérmico (Cfa), ameno e agradável durante quase todo o ano. A temperatura apresenta média anual de 16ºC, sendo a média mínima de 12ºC e a média máxima de 22ºC. Ventos Dominantes a Noroeste. A umidade relativa do ar é de 82%, e o índice pluviométrico anual é de 1.458mm.

 

Melhor época

O melhor período vai de abril a agosto, período que chove menos. No inverno, as temperaturas podem chegar facilmente a zero grau Celsius (0°C).

No período de setembro a novembro, chove moderadamente. As chuvas estão mais concentradas no verão, de dezembro a março.

     

Percurso  e  dificuldade

1° dia: 0 km

2° dia: 8 km ~ 6h

dia: 8 km ~ 6h

 

Percurso total: 16 km

Tipo: Trekking

Dificuldade (1 a 10): 7 - Intenso

Desnível: 897m

Altitude máxima: 1.877m (Pico Paraná)

 

Indicação

Devido a grande exigência física, é necessário um bom condicionamento físico.

Idade mínima: 14 anos.

Não é indicado para portadores de acrofobia (fobia de altura).

ñ


Regionalidade e curiosidades

◊  A mata atlântica e sua rica biodiversidade.

◊  O Pico Paraná foi descoberto entre 1940 e 1941 pelo pesquisador alemão Reinhard Maack, que efetuou diversas incursões à Serra do Ibitiraquire com o objetivo de faze levantamentos sobre a fauna e a geomorfologia da região. Naquela época ele aferiu uma altitude de  1.922m ao Pico Paraná, que se tornou a partir de então, a mais alta montanha do Paraná e da Região Sul do Brasil.

◊  Em 1992 sua altitude foi aferida em 1.877,392 metros através do Sistema de Posicionamento Global por três equipes da Universidade Federal do Paraná, coordenadas pelo professor Paulo César Lopes Krelling, do curso de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas. Esta medida é adotada oficialmente desde então.

ñ

topo da página


Ecoturismo Brasil Ltda - Todos os direitos reservados ®