11 3903-0277

Segunda a sexta, 9 às 17h

     
Ecoturismo Brasil Ltda  l  CNPJ: 05.440.055/0001-36  l  Cadastur: 26.061751.10.0001-2

 

>>

GUIA DE DESTINOS

Serra da Cantareira - sp

A maior Floresta urbana do mundo!

Regionalidade & Curiosidades

  • A região da Serra da Cantareira está muito ligada a história da urbanização de São Paulo, principalmente no que se refere a captação e distribuição de água.

  • Na Serra da Cantareira se avistam com facilidade muitos animais típicos da mata atlântica.

  • A Serra da Cantareira é a maior floresta nativa em área urbana do mundo, desbancando em o Parque Nacional da Tijuca. Enquanto a floresta carioca possui 3.300 hectares, a paulista abriga mais de 7.900 hectares de reserva natural.

  • De onde vem o nome da Serra da Cantareira? O mais provável é que a origem seja das "cantareiras", que eram as prateleiras onde antigamente a água era armazenada em jarros chamados cântaros. Mas existem outras versões. Há quem diga que o nome venha de cantaria, no sentido de cortes de pedra, porque também há muitas pedras na região. E também o nome da Serra pode ter origem na intensa "cantareira" causada pelos pássaros ou pelos macacos bugios.

  • O Núcleo Engordador recebeu esse nome porque nos séculos XVI e XVII existiam na região fazendas que eram usadas  por tropeiros que faziam comércio de gado com a Província de São Paulo. Eles vinham em longas viagens principalmente de Minas Gerais, Goiás e do interior de São Paulo e faziam uma última parada nestas fazendas para que o gado pudesse se recuperar do grande desgaste e engordasse. Assim eles conseguiam um melhor preço na venda, que era realizada em uma grande feira de gado no local onde hoje é o Parque da Luz.

  • Na Serra da Cantareira ainda podemos encontrar muitos exemplares de araucárias (Pinheiro do Paraná), única espécie de pinheiro nativa do Brasil.

  • Existe na Serra da Cantareira uma espécie de carvalho nacional, o Euplassa cantareirae. Acreditava-se que onde essa árvore nascesse,  existia ouro. Houve então mineração na região da serra em busca de ouro.

  • Em outubro de 1992 a UNESCO, órgão ligado à ONU, declarou a Serra da Cantareira como Reserva da Biosfera, integrando esta valiosa unidade de conservação como Patrimônio da Humanidade. Isso significa que essa área atualmente faz parte do programa da Unesco chamado "O Homem e a Biosfera", destinado a delimitar algumas áreas verdes do mundo consideradas de grande importância para a sobrevivência do planeta.

  • A Reserva da Biosfera de São Paulo recebeu um prêmio de US$ 200 mil da Ted Turner Foundation, que a considerou a mais IMPORTANTE

    do mundo, por ser a única encravada num contexto metropolitano da proporção de São Paulo.

  • Os mananciais da Serra da Cantareira tem grande vantagem frente ao sistema Guarapiranga-Billings, pois a água da serra é puríssima e felizmente ainda não se chegou ao ponto de ter invasões ao redor das represas. Também não há a contaminação industrial dos reservatórios. Isso não acontece no sistema Guarapiranga-Billings, onde a água passa a custar de sete a oito vezes mais por causa do tratamento que se torna necessário fazer para que a água se torne potável.

  • Roberto Penteado, que pertenceu a Associação Brasileira de Geologia, fez várias prospecções na região da Serra da Cantareira e constatou uma grande riqueza mineral. Foram encontrados diversos minerais como autunita, um minério radioativo com 62% de óxido de urânio. Com grande freqüência encontra-se ali também o epídoto, um conglomerado de mica lepidolita. A reserva tem ainda quartzo amorfo que pode servir para bulbos de televisão no futuro e para fabricação de vidros. Também é encontrado na região drusas de ametista, que são ametistas muito bem formadas.

  • A Furnas Centrais Elétricas S.A., que fornece 45% da energia elétrica consumida pelo Estado de São Paulo e 65% da consumida pela Cidade de São Paulo, por força da passagem da linha de transmissão de energia elétrica Ibiúna - Guarulhos, precisava construir torres na Serra da Cantareira, pois era necessário fazer a passagem da rede de alta tensão na região. As torres foram construídas em 1987 visando causar o mínimo impacto possível nas áreas naturais. Para isso, entre outras medidas que foram tomadas, todo o material necessário as obras foi transportado em lombo de burros para que não houvesse necessidade de abrir picadas, o que causaria um estrago muito maior.

  • Uma conseqüência negativa das linhas de alta tensão que cortam a Serra da Cantareira é que muitos macacos morrem eletrocutados ao subirem pelas torres. Uma possível solução seria a instalação, a uma determinada altura, de uma pequena corrente elétrica junto à própria torre. O animal, ao receber um choque fraco, deixaria de subir mais, o que resolveria o problema.

  • No Convênio assinado entre Furnas e o Estado de São Paulo, como forma de compensação ambiental, a  Furnas Centrais Elétricas investiu recursos financeiros no Núcleo Pedra Grande e na estruturação completa do Núcleo Engordador para o desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental. O projeto teve o acompanhamento técnico do Instituto Florestal, entidade que administra o Parque Estadual da Serra da Cantareira. 

5

Consulte nossa programação e conheça este destino.

Realizamos roteiros personalizados para grupos. Consulte-nos!

Ù Anterior        Próxima Ú

Apresentação  l  Núcleo Engordador  l  Casa da Bomba  l  Pedreira do DIB

Núcleo Pedra Grande  l  Núcleo Águas Claras  l  Núcleo Cabuçu  l  Seu Toninho

Arredores  l  Regionalidade & Curiosidades  l  Natureza & Geografia

Localização  l  Informações, dicas e roteiros  l  Serviços

Fotos Engordador  l  Fotos Casa da Bomba  l  Fotos Pedreira do DIB

Fotos Núcleo Pedra Grande  l  Fotos Núcleo Águas Claras

 

 

 

PARA IR MAIS LONGE...

8 Conheça nossa programação de roteiros AÉREOS.

8 Conheça nossa programação de roteiros RODOVIÁRIOS.

 

 

MAIS INFORMAÇÕES, CONSULTE-NOS

 

 

 

 

Informações da página:

Fotos: Thomas Geisendorf

Textos: Thomas Geisendorf

Todos os direitos reservados ®

 

 

Ecoturismo Brasil – Agência de viagens, ecoturismo e turismo de aventura.

Agência Ecoturismo Brasil

Proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo deste site

Ecoturismo Brasil Ltda - Todos os direitos reservados ®

ñ topo

tags agência operadora viagens ecoturismo Brasil turismo aventura roteiros pacotes passeios ecológicas destinos nacionais internacionais expedições excursões trilhas caminhadas trekking montanhismo travessias estudo meio pedagógicos técnicas verticais rapel transportes de passageiros atendimento grupos corporativos treinamento ar livre