11 3903-0277

Segunda a sexta, 9 às 18h

       

 

>>

GUIA DE DESTINOS

Serra da Cantareira - sp

A maior Floresta urbana do mundo!

Fauna & Flora

A Serra da Cantareira é uma região com cobertura vegetal de mata atlântica e em suas trilhas podemos observar diversos animais típicos desse ecossistema.

A diversidade de flora e fauna surpreende, tanto que a área constantemente é palco de pesquisas e trabalhos científicos, que vão desde estudos com anelídeos (minhocas) até grandes carnívoros, como é o caso do monitoramento de uma suçuarana.

Ao percorrer as trilhas na mata, macacos são vistos com certa facilidade. Entre eles macacos prego, sauás e os famosos bugios, que chegam a medir 1,20 metro e são vistos em bandos. Embora tenham um grunhido assustador, alto e grave, são mansos. Freqüentemente, chegam à beira da estrada à procura de alimentos, como folhas e pequenos frutos. Outros animais que também podem ser encontrados são caxinguelês, quatis, veados-mateiro, bichos-preguiça, gatos-do-mato, catetos e lagartos-teiú.

Nos locais menos acessíveis existem até mesmo jaguatiricas e onças pardas! A suçuarana (onça parda) é o maior felino encontrado no Parque Estadual da Serra da Cantareira, e a existência de tal animal na área é motivo de grande orgulho, afinal estamos dentro da maior metrópole da América Latina. A visualização de felinos é extremamente difícil, por se tratar de animais de hábitos noturnos.

A serra ainda abriga cerca de 200 espécies de aves, quase o dobro da avifauna de toda a França, que possui 120 espécies. Entre as aves podemos citar o Macuco , Inhambu-guaçu, e o Tucano-de-bico-verde.

Mesmo localizada em uma região altamente urbanizada, ainda são encontradas na região muitos exemplares de madeira de lei. Entre as diversas espécies de árvores existentes na Serra da Cantareira estão: jacarandá-paulista, carvalho-nacional, cedro rosa, ipê, braúna, figueira, jequitibá, embaúba, pau-jacaré, imbuia, canela-preta, canela sassafrás, pau-pereira e até araucárias - árvores típicas da região Sul do país, que podem ser vistas próximo ao Lago das Carpas. Entre outros grandes destaques do reino vegetal temos uma grande variedade de bromélias, helicônias, lianas e samambaias.

5

Geografia

Região montanhosa de serras alongadas com diversos vales, mirantes, pedreira, represas, lagos artificiais, rios e riachos que contribuem para o abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo.

Vegetação preservada nas áreas mais altas e nas de proteção ambiental, como o Parque Estadual da Serra da Cantareira, que é reconhecido como a maior floresta nativa situada em área urbana do planeta. Sua extensão é de aproximadamente 25 km e possui 90,5 km de perímetro. É contígua com a massa urbana da cidade de São Paulo.

Faz parte do Cinturão Verde de São Paulo, situada entre as serras do Mar, de Paranapiacaba e da Mantiqueira com altitudes que variam de 715 a 1.215 metros.

5

Clima

Quente e úmido, com períodos de chuva de outubro a março. O período mais seco vai de abril a setembro. Precipitação média anual de 1.400 mm. A temperatura média anual é de 18,2°C, sendo a do mês mais quente fevereiro (21,3°C), e a do mês mais frio julho (14,3°C). Normalmente nesta região temos 1 ou 2 graus a menos do que na cidade de São Paulo, devido a ação da mata preservada.

5

Consulte nossa programação e conheça este destino.

Realizamos roteiros personalizados para grupos. Consulte-nos!

Ù Anterior        Próxima Ú

Apresentação  l  Núcleo Engordador  l  Casa da Bomba  l  Pedreira do DIB

Núcleo Pedra Grande  l  Núcleo Águas Claras  l  Núcleo Cabuçu  l  Seu Toninho

Arredores  l  Regionalidade & Curiosidades  l  Natureza & Geografia

Localização  l  Informações, dicas e roteiros  l  Serviços

Fotos Engordador  l  Fotos Casa da Bomba  l  Fotos Pedreira do DIB

Fotos Núcleo Pedra Grande  l  Fotos Núcleo Águas Claras

 

 

 

PARA IR MAIS LONGE...

8 Conheça nossa programação de roteiros AÉREOS.

8 Conheça nossa programação de roteiros RODOVIÁRIOS.

 

 

MAIS INFORMAÇÕES, CONSULTE-NOS

 

 

 

 

Informações da página:

Fotos: Thomas Geisendorf

Textos: Thomas Geisendorf

Todos os direitos reservados ®

 

 

Ecoturismo Brasil – Agência de viagens, ecoturismo e turismo de aventura.

Ecoturismo Brasil

Proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo deste site.

Ecoturismo Brasil Ltda - Todos os direitos reservados ®

ñ

agência operadora viagens ecoturismo turismo aventura roteiros pacotes passeios ecológicas destinos nacionais internacionais expedições excursões trilhas caminhadas trekking montanhismo travessias estudo meio pedagógicos técnicas verticais rapel transportes de passageiros