11 3903-0277

Segunda a sexta, 9 às 17h

     
Ecoturismo Brasil Ltda  l  CNPJ: 05.440.055/0001-36  l  Cadastur: 26.061751.10.0001-2

 

>>

GUIA DE DESTINOS

Serra da Cantareira - sp

A maior Floresta urbana do mundo!

Antônio Cassalho - Seu Toninho

"Com o tempo, com a vida se aprende dia-a-dia, a prática é uma gramática. Aprendi vivendo, passo a passo, dento do mato...”

O guarda florestal Antônio Cassalho, mais conhecido como Seu Toninho, é uma personalidade de extrema importância para o Parque Estadual da Serra da Cantareira e para o meio ambiente da Cidade de São Paulo.

Adquiriu vasta experiência ao longo dos mais de 50 anos em que trabalha como guarda florestal, oficio que também foi exercido pelo pai e pelo avô. Conhece tão bem os 7900 hectares do Parque que ganhou o apelido de Dr. Cantareira.

Se orientando apenas pelos sinais da natureza, a qualquer hora do dia ou da noite, Toninho garante que consegue atravessar de ponta a ponta toda a extensão da Serra da Cantareira, e encontra qualquer um que tentar se esconder na mata. Certa vez fazia uma busca para prender um caçador na Serra do Mar, o caçador tentou confundir o experiente guarda florestal andando para trás na mata. Mesmo assim, observando a posição do mato e das folhas pisadas, Toninho conseguiu encontrá-lo e prendê-lo.

Mas sua destreza vai muito além. Profundo conhecedor da floresta, conhece cada rastro, cheiro, bicho e planta. É capaz de detectar um animal apenas pelo cheiro da urina ou das fezes. "A urina do bugio tem um cheiro forte, dá para sentir até a 20 metros de distância", diz ele. "Eu é que vivo no mato que nem outro bicho vejo. Tô sempre aqui dentro, então eu tenho mais possibilidade de saber que bicho tá na minha frente pelo cheiro das fezes, cheiro da urina, cheiro do pêlo, pelo rastro, eu te falo que bicho que é. Pelo barulho de pisar no mato, eu sei que bicho tá vindo de encontro...”, afirma.

Cobras, ele já encontrou muitas. Em todos esses anos de trabalho, foram milhares. Jararacas, corais, jararacuçus e caninanas, entre outras. Muitas delas tiveram como destino o Instituto Butantã. Atualmente as cobras que encontra são soltas em áreas remotas do parque, onde não há visitantes.

Já encontrou com onça duas vezes: "O segredo é não ter medo. Você tem de ficar olhando para ela, de pé, parado. Assim, ela acha que você é mais forte e vai embora. Se você ficar sentado ou sair correndo, ela ataca, porque vai achar que você é um animal menor".

Sempre atento aos sons da mata, carrega algumas peças de madeira que com sua habilidade reproduzem fielmente o canto de diversos pássaros. Longos anos de aprendizado fizeram com que ele aprendesse a linguagem dos pássaros. Ele faz o som com o auxilio dos pios, e de dentro da mata sempre vem uma resposta. Esperto, já utilizou esses instrumentos como armadilha para pegar caçadores na região.

Toninho considera a Serra da Cantareira sua segunda família, e já enfrentou até mesmo muitos disparos de arma de fogo para defendê-la.

Beirando os 70 anos, com muita saúde e disposição, já poderia estar aposentado há um bom tempo, mas nem pensa nisso. Ele não vai a um médico há mais de 40 anos e acredita que chegará facilmente aos 100. Sempre utilizou como remédio o que a própria natureza que ele tanto defende, lhe oferece na forma das centenas de plantas medicinais que ele conhece.

“Quando não estiver mais agüentando andar pela mata, quero morrer neste paraíso, escutando o canto dos pássaros.”

5

Consulte nossa programação e conheça este destino.

Realizamos roteiros personalizados para grupos. Consulte-nos!

Ù Anterior        Próxima Ú

Apresentação  l  Núcleo Engordador  l  Casa da Bomba  l  Pedreira do DIB

Núcleo Pedra Grande  l  Núcleo Águas Claras  l  Núcleo Cabuçu  l  Seu Toninho

Arredores  l  Regionalidade & Curiosidades  l  Natureza & Geografia

Localização  l  Informações, dicas e roteiros  l  Serviços

Fotos Engordador  l  Fotos Casa da Bomba  l  Fotos Pedreira do DIB

Fotos Núcleo Pedra Grande  l  Fotos Núcleo Águas Claras

 

 

 

PARA IR MAIS LONGE...

8 Conheça nossa programação de roteiros AÉREOS.

8 Conheça nossa programação de roteiros RODOVIÁRIOS.

 

 

MAIS INFORMAÇÕES, CONSULTE-NOS

 

 

 

 

Informações da página:

Fotos: Thomas Geisendorf

Textos: Thomas Geisendorf

Todos os direitos reservados ®

 

 

Ecoturismo Brasil – Agência de viagens, ecoturismo e turismo de aventura.

Agência Ecoturismo Brasil

Proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo deste site

Ecoturismo Brasil Ltda - Todos os direitos reservados ®

ñ topo

tags agência operadora viagens ecoturismo Brasil turismo aventura roteiros pacotes passeios ecológicas destinos nacionais internacionais expedições excursões trilhas caminhadas trekking montanhismo travessias estudo meio pedagógicos técnicas verticais rapel transportes de passageiros atendimento grupos corporativos treinamento ar livre