11 3903-0277

Segunda a sexta, 9 às 18h

       

 

>>

GUIA DE DESTINOS

Serra da Cantareira - sp

A maior Floresta urbana do mundo!

Núcleo Engordador

Segundo núcleo implantado no parque oferece a oportunidade de conhecer um ambiente característico de mata atlântica, com vegetação densa, árvores de grande porte, samambaias, orquídeas, bromélias e rico em recursos hídricos. Aqui também pode-se conhecer um pouco mais da rica história da cidade de São Paulo. A Infra-estrutura do Núcleo Engordador conta com portaria, bilheteria, estacionamento, sanitários, área de piquenique, centro de visitantes, audiovisual e diversas trilhas.

Centro de visitantes

Pequeno, mas podemos ter uma idéia melhor da geografia da região através de uma maquete do parque e também da biodiversidade da mata atlântica. Entre os animais taxidermizados encontramos exemplares de Bugios, ouriço, lagarto teiú, caxinguelê, tucano, gavião, macuco e outros pássaros. Também possui alguns painéis com fotos dos outros núcleos do parque.

Trilha da Cachoeira

Considerada uma das mais bonitas do parque, possui pouco mais de 3 km de extensão e seu percurso cruza diversas vezes o Rio Engordador, passando por pequenas quedas de água onde pode-se tomar banho. Na sua parte mais alta encontra-se o antigo reservatório de água construído em 1907.

Represa do Engordador

Uma das primeiras represas da Cidade de São Paulo. Oferece uma bela paisagem das suas tranqüilas águas cercadas pelo verde exuberante da mata atlântica.

Trilha do Macuco

São 646 metros de percurso leve, acompanhando o Córrego do Curupira e passando entre os canos que faziam parte do antigo sistema de abastecimento de água. Proporciona uma bela vista da mata repleta de samambaias-açú de grande porte e muitos pássaros.

Casa da Bomba

Construção do início do século XX, é tombada como Patrimônio Histórico. Possui um antigo sistema de bombeamento de água que era utilizado no abastecimento da Cidade de São Paulo até meados do século passado. Com uma bela arquitetura e maquinários bem conservados, nos proporciona uma verdadeira viagem no tempo.

Para saber mais sobre a Casa da Bomba, clique aqui.

Trilha de Montain Bike

Trilha com cerca de 4 km, aberta somente a ciclistas. O caminho tem alguns trechos íngremes e de travessia de charcos. No percurso é possível avistar algumas torres de transmissão da Hidrelétrica de Furnas e refrescar-se em uma pequena cachoeira.

Viveiro de produção de mudas

Viveiro de produção de mudas de espécies típicas da mata atlântica, utilizadas em reflorestamentos. Entre as diversas espécies cultivadas podemos encontrar o Palmito Juçara (Euterpe edulis).

5

Consulte nossa programação e conheça este destino.

Realizamos roteiros personalizados para grupos. Consulte-nos!

Ù Anterior        Próxima Ú

Apresentação  l  Núcleo Engordador  l  Casa da Bomba  l  Pedreira do DIB

Núcleo Pedra Grande  l  Núcleo Águas Claras  l  Núcleo Cabuçu  l  Seu Toninho

Arredores  l  Regionalidade & Curiosidades  l  Natureza & Geografia

Localização  l  Informações, dicas e roteiros  l  Serviços

Fotos Engordador  l  Fotos Casa da Bomba  l  Fotos Pedreira do DIB

Fotos Núcleo Pedra Grande  l  Fotos Núcleo Águas Claras

 

 

 

PARA IR MAIS LONGE...

8 Conheça nossa programação de roteiros AÉREOS.

8 Conheça nossa programação de roteiros RODOVIÁRIOS.

 

 

MAIS INFORMAÇÕES, CONSULTE-NOS

 

 

 

 

Informações da página:

Fotos: Thomas Geisendorf

Textos: Thomas Geisendorf

Todos os direitos reservados ®

 

 

Ecoturismo Brasil – Agência de viagens, ecoturismo e turismo de aventura.

Ecoturismo Brasil

Proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo deste site.

Ecoturismo Brasil Ltda - Todos os direitos reservados ®

ñ

agência operadora viagens ecoturismo turismo aventura roteiros pacotes passeios ecológicas destinos nacionais internacionais expedições excursões trilhas caminhadas trekking montanhismo travessias estudo meio pedagógicos técnicas verticais rapel transportes de passageiros